O que é e como Utilizar SEO

Nos dias atuais é muito importante que todos os que precisam ou trabalham através da internet busquem saber como utilizar SEO e usar as várias técnicas que são exigidas.

Assim nós temos o SEO, que é uma forma a qual as pessoas devem usar para tudo que é escrito na internet, com esse tipo de escrita, as buscas nos mecanismos de pesquisa ficam mais fáceis.

O que é SEO?

SEO são técnicas usadas para que as pessoas consigam encontrar mais rapidamente os conteúdos que pesquisam na internet, ou seja, quando as técnicas SEO não são usadas fica mais difícil de encontrar nos mecanismos de busca ( Google, Bing ) Sendo assim, o site não terá visibilidade, nem visitas.

Através do SEO o site pode ser bem ranqueado e assim receber trafego, aumentando o acesso do site, sem precisar gastar com anúncios.

Uma das maiores ambições das empresas que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca — afinal, quem não quer cliques gratuitos e mais visitantes em seu site?

No entanto, estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site, e-commerce ou blog consigam um lugar na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.

Como Utilizar SEO?

Entender como Utilizar SEO é muito importante. As técnicas vão depender bastante do tipo de palavra chave que você escolher para seu site ou texto.

A palavra chave é o principal ponto dentro das técnicas SEO, já que ela é quem vai ser procurada nos mecanismos de busca.

Para fazer uma boa escolha de uma palavra chave, você poderá usar uma ferramenta da Google bem prática. O Planejador de Palavras Chave do Google Adwords.

Para que serve o Planejador de Palavras Chaves do Google Adwords ?

É uma ferramenta que serve para você saber se sua palavra SEO será bem aceita ou acessada pelas pessoas, essa ferramenta vai te mostrar resultados bem úteis.

Para utilizar o SEO é preciso entender algumas técnicas básicas, vejamos algumas dessas técnicas para você entender melhor.

1- Procure usar palavras chaves que sejam bastante procuradas, utilize três palavras simples e cinco compostas, isso vai facilitar bastante a identificação do seu site na procura.

2- O nome do seu site deve estar ligado a palavra chave, isso é de suma importância, procure uma forma interessante de montagem para o seu público alvo.

3- Procure imaginar como as pessoas pesquisam sobre o seu blog, essa é uma forma bastante interessante para implantar.

4- Faça com que os visitantes achem sites que tenham muito haver com o seu, assim você irá formar parcerias virtuais.

É muito importante que todas as técnicas SEO que você venha usar, sejam colocadas e usadas com o máximo de moderação.

Seja coerente, já que muitos se preocupam demais com a s técnicas SEO e acabam por deixar a desejar no conteúdo do site.

O Google não enxerga os sites da mesma forma que o usuário

Os robôs que leem o site não conseguem visualizar javascript e imagens, apenas texto e código.. Para o Google uma imagem sem texto é um ponto vazio, um buraco no seu site, por isso é importante sempre salvar as imagens com a palavra chave que deseja ranquear e também inserir o texto alternativo no seu blog.

Vale lembrar que um bom texto alternativo em imagens ajuda em questões de SEO e rankeamento!

Como chegar ao topo – Os principais fatores de rankeamento do Google

Atualmente, quando falamos em fatores de rankeamento, sabemos que existem mais de 200 fatores que realmente impactam nos resultados de busca.

Aqui entraremos em alguns detalhes mais básicos, mas que fazem toda a diferença no posicionamento do seu site.

On Page

Os fatores on page são aqueles que devem ser trabalhados dentro do próprio site ou página, e são fundamentais para que os mecanismos de busca percebam que seu conteúdo está relacionado aos termos buscados pelos usuários.

Os principais fatores On Page são:

Qualidade do conteúdo

Existem dois fatores principais para o rankeamento no Google: Link Building (que são a construção de links para seu site ) e a qualidade do conteúdo.

Desde o lançamento do Google Panda, o algoritmo procura identificar conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público.

Ou seja, quanto melhor for o seu conteúdo, melhores as chances de você figurar nas primeiras posições nas SERPs.

Tamanho do conteúdo

O tamanho influencia diretamente nos rankings do Google. Em uma pesquisa feita pela Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que figuram nas primeiras posições era de aproximadamente 2.500 palavras.

Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores.

Mas isso não é uma regra! Tudo depende de como a sua persona reage ao tamanho dos seus conteúdos e, principalmente, o seu conteúdo responde de maneira completa a dúvida que levou à sua persona até ele?

Independente do tamanho do texto, a persona precisa ler o seu conteúdo e ter todas as suas dúvidas resolvidas. Caso contrário, procurará outro texto que esclareça melhor os seus questionamentos.

Título interno

O title tag é o título interno do seu blog, aquele que o leitor verá quando já tiver acessado o seu conteúdo. É muito importante destacar que ele deve ser diferente do seu SEO title, que será um fator externo e deverá levar o leitor ao seu texto.

Os dois títulos possuem funções diferentes. A função do título interno é fazer com que o leitor que já acessou o seu post tenha ainda mais interesse em ler o conteúdo.

A liberdade quanto ao uso de caracteres e à posição das palavras-chave permitirá títulos mais criativos e que aumentem o desejo o no leitor de consumir o conteúdo.

Você deve gastar o maior tempo possível para elaborar um bom título, afinal ele é a primeira impressão que o leitor tem do seu texto.

Os principais fatores de atenção em um título On Page:

  • Deve despertar a curiosidade do leitor;
  • Apresentar benefícios da leitura;
  • Fazer uma promessa (que será cumprida);
  • Precisa ter a palavra-chave (não obrigatório estar totalmente à esquerda como no SEO Title);
  • Não possui limite de caracteres.

SEO Title

O SEO Title é o título que aparece nas SERPs e possui a função de levar o leitor até o seu conteúdo.

Como exemplo de SEO Title, nosso post sobre Marketing de Afiliados.

O QUE É SEO

Ele é um dos fatores mais importantes tanto para rankeamento quanto para garantir uma alta taxa de cliques (CTR) no seu conteúdo.

Os principais fatores para um ótimo SEO Title são:

  • Precisa ter aproximadamente 70 caracteres;
  • Palavra-chave à esquerda;
  • Título mais objetivo.

URLs amigáveis

As URLs são um fator direto de rankeamento. O Google também identifica o uso das palavras-chave no endereço da sua página.

Além disso, quanto mais amigável ela for, mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para a sua página.

Um exemplo de URL amigável:

Quanto menos elementos além da palavra-chave tiver na sua URL, melhor. É importante evitar o uso de números em listas, por exemplo.

Caso você atualize e amplie aquela lista, você terá um número errado na sua URL. E uma das principais regras de SEO é: nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser indexado.

As melhores práticas para se fazer uma URL amigável são:

  • Conter a palavra-chave;
  • Ter no máximo um subdomínio;
  • Ser curta e facilmente interpretável;
  • Conter hifens para separar as palavras (o Google não lê espaços);

Ser relacionada ao título do post.

O que você deve evitar:

  • URLs que não fazem nenhum sentido para o leitor;
  • Números nas URLs;
  • URLs enormes;
  • Caracteres indevidos (pontos, letras maiúsculas, etc.);
  • Abusar de subdomínios (ex.: seusite.com/blog/conteudos/marketing).

Heading Tags

As headings são fundamentais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. No código, é possível observar até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6). Ou seja, servem para o Google perceber a hierarquia ( a ordem de importância do texto )

A importância da hierarquia:

  • Mostra para o Google as informações mais importantes do seu texto;
  • Facilita a interpretação dos crawlers;
  • Buscadores definirão os principais temas abordados no post;
  • Otimiza a leitura dos textos (escaneabilidade).

Como fazer:

  • Utilizar H1, H2 e H3 no seu conteúdo;
  • Palavra-chave SEMPRE no H1 e se possível em um H2;
  • Utilizar long tails nos intertítulos;
  • Usar apenas UM H1 por página;
  • H4 para frente são estéticos.

Para entender melhor, veja um fragmento de um dos nossos posts. O H2 aqui é o título “Como Começar um negócio Online do Zero” e os outros subtítulos “Negócio Online do Zero” e “A Escolha do Nicho” são H3.

O que é SEO

 

Essas são apenas algumas técnicas que você pode utilizar para melhorar o posicionamento do site. Estude essas formas, coloque- as em prática, mas não fique somente por aqui.. Procure sempre se atualizar, pois o Google não dá mole pra ninguém.

Uma das melhores formas para poder montar seu site, é fazer uma mescla usando bastantes técnicas diferenciadas, ou seja, começando pela escolha do nome do site, até onde vai ser divulgado.

Qual a Importância de se Estar na primeira página do Google?

É muito importante alcançar esta meta de participar da primeira página do Google, já que isso quer dizer que o seu conteúdo está sendo bastante procurado.

Já que quanto mais pessoas souberem do seu site ou produto, ele será cada vez mais indicado por pessoas variadas.

Então ficamos por aqui…

Até o Próximo post,

Beijos, Fernanda !

" />" />
Quer Aprender ainda mais sobre Marketing Digital?
Cadastra-se em nossa lista Vip e receba Gratuitamente as atualizações do Blog.

Fernanda Nascimento

Sou Fernanda Nascimento e com a crise no país me tornei mais uma desempregada. Foi nesse momento que encontrei o Marketing Digital que transformou minha vida. Meu objetivo é ajudar cada vez mais pessoas a conquistar essa liberdade, Vem Comigo ?

Website: http://Viverdenegocios.com

  • Olá Fernanda, tudo bem? muito bom mesmo o seu conteúdo sobre SEO. Aprendi muito e só tenho a agradecer. Recentemente eu escrevi um conteúdo no meu blog falando sobre o novo SEO, uma forma de utilização do SEO para obtenção de resultados rápidos. Erroneamente foi difundido que o SEO demora para gerar resulta o que é verdade quando utilizamos o SEO como fonte de tráfego. Agora quando se usa o SEO para conhecer o público e com base nas informações adquiridas criamos uma campanha focada, o SEO sim pode gerar resultados rápidos. Em fim, acredito que esse conteúdo pode agregar muita informação a você e a sua audiência. Segue link => http://bit.ly/resultados-rapidos-com-seo
    Abraços!

    • Oi Alessandro ! Obrigada ! Espero poder ajudar ainda mais !
      Dei uma olhada no seu conteúdo e também é muito bom. Parabéns ! Sucesso sempre !
      Abraços !

  • Cláudia Rodrigues

    Excelente artigo Fernanda!!! Bem detalhado e esclarecedor! Continue assim…bjss